Última paragem Massamá | Pedro Vieira
Trouxe este livro de uma troca e na altura prometi que não o podia deixar esquecido na estante. Foi durante o #lerosnossos que resolvi pegar nele e conhecer a escrita de Pedro Vieira (escritor, ilustrador e bloguista). Descobri, depois de o ler, que com este livro ganhou o prémio P.E.N. Clube Português para Primeira Obra em 2012.
Entrei nas primeiras páginas com estranheza, sem perceber o que o autor me queria dizer, foi só depois de umas páginas que começou a fazer sentido. O livro começa com o trágico final, as personagens estão reunidas no mesmo sítio e cada uma delas nos é apresentada de forma muito pouco convencional. Começamos por saber para onde se dirigem, o que pretendem, as suas preocupações, as frases que ecoam nas suas cabeças. E se ao início não conseguimos ver os fios que os unem, ao longo da narrativa vai-se tornando cada vez mais claro.
Apesar de a história não me ter fascinado, senti-a demasiado real (e talvez por isso banal), a escrita surpreendeu-me muito. Custou-me um pouco entender a sua lógica porém acabou por fluir muito bem. Deu para conhecer uma escrita muito rica, bem apresentada, o autor parece ser mestre na utilização e manipulação das palavras. Vou querer ler mais.