Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

Holly Reader

28 de Abril, 2017

Rápida, a sombra | Vergílio Ferreira

IMG_7676.JPG

 

Li este livro há já algum tempo mas é daqueles onde os meus olhos ficam a pairar sempre um pouco mais antes de avançar para o próximo. Foi o primeiro livro que li de Vergílio Ferreira e adorei. Sei que é um pouco básico dizer apenas isto mas adorei mesmo. Quase sem grande explicação ou razão de ser. Adorei a forma como o livro está escrito, as suas descrições, as repetições, a forma como tudo parece ser tão sentido. Não gostei especialmente do final mas apreciei muito o caminho. Apenas uma coisa contra: os, por vezes, longos discursos políticos.

 

A história é carregada de tristeza e solidão e sobretudo de memórias. Memórias que massacram o protagonista numa tarde de calor que parece nunca acabar. 

 

Recomendo que leiam, é mesmo bom. Como tenho saudades deste autor, está para breve a leitura de um outro livro dele (e a escolha é bastante grande).

 

Minha pontuação no Goodreads: 4*

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Carolina Paiva

    09.10.17

    Olá Rúben :) obrigada pelo comentário. Fico feliz por teres encontrado aqui o "meu cantinho" :)
    Do Vergílio tenho ali na estante o "até ao fim", mas sinceramente quero mesmo ler toda a sua obra porque fiquei deslumbrada. O "aparição" (livro que normalmente toda a gente leu e não gostou) não li mas também lhe quero dar uma oportunidade.
    Mais uma vez obrigada. Um beijinho.
  • Perfil Facebook

    Rúben Tiago Mendes

    09.10.17

    Olá Carolina, a aparição é um livro fantástico mas como pertencia ao plano nacional de leitura muita gente o lê numa fase da vida que talvez não seja a mais adequada. De qualquer das formas terás visto que a forma do Vergilio escrever é única. Ano passado, que foi o ano do centenário do seu nascimento, tive a oportunidade de ver uma conferência sobre ele, aqui no Porto. Disseram algo lá que não mais me esqueci sobre ele : o romance de ideias. A história única e exclusivamente ao serviço de uma reflexão mais profunda. Penso que irás gostar bem mais do que o rápida a sombra. Agora ando a ler o "até ao fim" dele, esta última feira do livro permitiu-me dar um forte impulso à colecção da sua obra que também pretendo ler toda ! :D
  • Imagem de perfil

    Carolina Paiva

    10.10.17

    Sem dúvida que Vergílio é único, foi o seu tom tão original e belo que me cativou. Já estou super entusiasmada para continuar a descobri-lo. Conto ler o "até ao fim," durante o mês de novembro. Quem sabe ainda me aventuro pelo "aparição" para o desmistificar :)
    Boas leituras!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.