Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

Holly Reader

19 de Junho, 2017

Escuro | Ana Luísa Amaral

IMG_9101.JPG

 

Li este livro de poesia num ápice. Sinceramente, não sei se existe algum "método" ou algumas "regras" para se ler poesia por isso comecei com vontade e terminei-o muito rapidamente. Foi a minha estreia num livro de poesia.

 

Adoro o Fernando Pessoa desde que me lembro e li um poema ou outro de Florbela Espanca de forma que não tenho grande base de experiência neste género literário. Procurei limpar a mente de tudo e concentrar-me apenas nas palavras da autora, reli várias vezes a mesma linha e muitas das vezes encontrava um significado para as suas palavras que julgo ser só meu. Penso que esse será um dos encantos da poesia, pelo facto de ser tão "codificada", cada leitor terá o seu entendimento (o que por vezes também acontece com outros géneros) mas aqui penso que essa subjectividade está mais presente e, no entanto, as palavras são directas e certeiras.

 

Gostei bastante de alguns dos poemas enquanto que outros me disseram pouco. Foi uma boa experiência e por isso corri logo a comprar um outro livro de poesia. Sinto que agora estou preparada para este vale de emoções tão complexo e, por vezes, tão obscuro que podemos encontrar neste género.

 

Os meus dois poemas preferidos são: Adamastor e Europa (poema 1).

 

Minha pontuação no Goodreads: 3,5 (na plataforma terei que dar 3)

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Carolina Paiva

    23.06.17

    Sim, também gostei mais da escrita do que propriamente alguns dos temas, quando ela, quando ela escreve acerca dos tempos "de guerra" ou "de batalha" não gosto tanto. Preferi mesmo os mais simples, foram os que me tocaram mais e me deixaram com vontade de a conhecer melhor.

    Eugénio de Andrade li um aqui, outro acolá, qual recomendas? :)
  • Li o 5 poemas, que são apenas 5 poemas retirados de outros livros e vou à biblioteca buscar tudo o que eles têm dele. Ainda não posso recomendar ;)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.