Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

Debaixo da Pele | David Machado

FullSizeRender 6.jpg

 

No início não me rendi a este livro. A primeira parte deixou-me insatisfeita, esperava mais dor, mais raiva. Assim que iniciei a segunda parte pensei "agora é que é" e assim foi até ao final. Vale a pena continuar a descobrir este autor. A escrita é simples e ritmada. Há qualquer coisa nas palavras e na forma de escrever que não nos deixa respirar, somos obrigados a continuar. Adorei mergulhar na pele do narrador na segunda parte e descobrir os medos de Manuel na última parte. Na primeira parte conhecemos Júlia, a peça que liga todas as histórias, mas não consegui criar relação com ela.

 

Há reflexões importantes ao longo de todo o livro e apercebemo-nos que mais importante do que os actos são as consequências deles (muitas vezes irreversíveis) que afectam de forma tão forte as pessoas com que nos relacionamos. É essencial "fazer as pazes" com os traumas do passado caso contrário estaremos sempre a repeti-lo. O que mais me fica da mensagem deste livro: ..."como se, na verdade, tudo o que aconteceu nunca parasse de acontecer." O título não poderia estar mais adequado.

 

Continua a existir o realismo na escrita de David Machado, uma presença tão forte do autor em cada palavra e cada movimento dos personagens que é impossível não acreditar. O conhecimento profundo da mente de um adolescente, todas as perguntas que fervilham nas suas cabeças, os comportamentos descabidos, a influência dos adultos, tudo isso está retratado aqui. 

 

Recomendo muito. Leiam sem saber nada.

 

Minha pontuação no Goodreads: 4*

2 comentários

Comentar post