Cartas a um jovem escritor | Colum McCann
Fiquei logo interessada no título mas o livro conseguiu superar as minhas expectativas. Num tom informal e despretensioso o autor conseguiu captar a minha atenção. No final deixei-o cheio de marcações às quais pretendo regressar. É sobretudo um livro para reflectir em cada frase pois cada uma delas contém uma mensagem em si mesma.
Creio que o livro funciona muito bem como companhia ao jovem escritor, vai caminhando lado a lado com ele, relembrando-o daquilo que interessa em cada fase da escrita. Vai além do óbvio e reforça tudo o que nos custa mais interiorizar. Desmistifica o papel do escritor como "o iluminado" trazendo-o à terra e assim consegue torná-lo mais próximo do jovem escritor.
Destaco em baixo uma das frases que penso resumir muito bem o trabalho de um escritor.
"Mande a gramática às urtigas, mas só se souber a gramática. Mande a formalidade às urtigas, mas só se tiver aprendido o significado de formal. Mande o enredo às urtigas, mas talvez seja melhor, em determinada altura, fazer alguma coisa acontecer, e a estrutura às urtigas, mas só depois de ter pensado nela tão exaustivamente que é capaz de percorrer o seu trabalho de olhos fechados sem tropeçar."
Livro cedido pela editora Clube do Autor a quem muito agradeço.