Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

Holly Reader

15 de Novembro, 2016

BookTag | By the Book

A convite da Alexandra do Blog Gira-Livros, o qual agradeço, vou responder em baixo à Tag By The Book.

 

1. Qual o livro que está na tua cabeceira? 

"O Pintassilgo" de Donna Tartt, é o meu livro "antes de ir dormir".

 

2. Qual foi o último livro realmente bom que leste? 

Ultimamente tenho tido a sorte de encontrar livros realmente bons (também por recomendações de outras pessoas e bloggers literárias). Vou escolher um de um autor português, e outro de uma autora estrangeira, ambos já com as opiniões publicadas no blog. "O Luto de Elias Gro" de João Tordo pela tristeza que consegue retratar tão bem e "A Vegetariana" de Han Kang pela estranheza que se agarra a nós.

 

3. Se pudesses encontrar qualquer escritor, vivo ou morto, quem seria? O que lhe perguntarias? 

Fernando Pessoa. Desde que conheçi a sua escrita na secundária que o mundo nunca mais foi o mesmo. Por tudo, por abordar de uma forma tão real e ao mesmo tempo poética a essência humana e os fantasmas que habitam a sua mente. Identifico-me muito com alguns dos seus poemas. E também por continuar a ser uma enorme inspiração para tantas pessoas.

Perguntaria-lhe como se sente (penso que escreveria mais um belissímo poema) e diria-lhe que aquilo que escreveu, talvez na altura banalizado e desprezado, é uma das obras mais importantes de todo o mundo.

 

4. Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na tua estante? 

O livro "Sei lá" da Margarida Rebelo Pinto. Apenas por não se enquadrar nos géneros que costumo ler. Na altura comprei porque me pareceu apelativo. Não gostei muito na altura mas continua na estante. Fez parte das minhas leituras e não deve ser ignorado.

 

5. Como organizas a tua biblioteca pessoal? 

Não tem ordem nenhuma. Coloco-os conforme me chegam à mão. Por vezes pego num para reler alguma parte e quando o volto a colocar já não vai para o mesmo sítio. 

 

6. Que livro já "deverias ter lido"? 

Tenho "em espera" os grandes clássicos, não li grande parte deles. Estou especialmente ansiosa por "Persuasão" de Jane Austen e "O Monte dos Vendavais" de Emily Bronte.

 

7. Um livro que te desapontou e que é sobrevalorizado / Um livro que todos dizem ser a tua cara, mas que não gostaste / Último livro abandonado. 

Desapontou-me muito o "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez, só consegui chegar às 100 páginas e pareceu-me um tédio de morte. Vou, no entanto, voltar a tentar.

Não tenho nenhum que tenham dito que é a minha cara e que não tenha gostado. Costumam acertar!

Último livro abandonado foi o "J" de Howard Jacobson, por não me prender acabou por ficar esquecido na mesinha de cabeçeira. Irei, no entanto, terminá-lo.

 

8. Que tipo de histórias chamam a tua atenção? De que tipo de histórias manténs a distância? 

Gosto de histórias que envolvam mistério. Que tenham um toque dark. Gosto também muito de policiais que me deixem em suspense até ao fim. Normalmente, não gosto de fantasia. Tendo já lido, no entanto, algumas excepções que gostei muito. Creio que não se deve generalizar.

 

9. Se pudesses indicar um livro para o Presidente, qual seria? 

Sugeria-lhe "A Vegetariana", apenas por achar que seria um livro que sai do género que costuma ler e que o iria supreender.

 

10. Que livros pretendes ler em breve? 

Dentro do Desafio #lerosnossos e #lersaramago da Claúdia do Blog A Mulher que Ama Livros, pretendo ler "Uma Casa na Escuridão" de José Luís Peixoto, "A Gorda" de Isabela Figueiredo e mais um de Saramago que ainda estou a tentar decidir.

 

Obrigada pelo desafio!

Nomeio a Babi do Blog A Estante da Babi e a Viciada dos Livros.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.