Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

Holly Reader

19 de Novembro, 2016

Uma Casa na Escuridão | José Luís Peixoto

IMG_5002.JPG

Terminei o meu primeiro livro de José Luís Peixoto ontem. A verdade é que as expectativas eram altas, afinal é um dos autores com maior destaque na literatura portuguesa contemporânea.

 

Nesta história mistura-se o real com o imaginário. Podendo toda ela não passar de um sonho ou da vida depois da morte. Não ficou claro para mim. As incongruências criadas propositadamente pelo autor faz com que não se perceba também em que tempo se passa a história. Tudo começa quando um rapaz escritor imagina dentro de si o que lhe parece ser a mulher mais bonita do mundo e daí se desenrola toda a história. Descrição de onde vive, com quem vive e em grande parte, o que sente por essa mulher que vive dentro de si.

 

Tenho que ser sincera, eu não percebi o intuito do autor, não percebi claramente a mensagem que queria passar com o livro. Tudo me pareceu extremamente aborrecido, tanto a escrita como as próprias personagens. Repetição de sentimentos, palavras e passagens até à exaustão. Eu já não aguentava mais, só queria que o livro acabasse. 

 

Custou-me imenso terminá-lo, estive quase a desistir. Houve momentos em que me senti enlouquecer pela espiral de lengalengas que dizem o mesmo e não me dizem nada. Talvez, afinal, fosse esse o objectivo do autor. Vai ser difícil recuperar deste livro e ler outro do autor.

 

Disse-lhe hoje sei que és absolutamente minha, porque te escrevo, porque te vejo, porque estás dentro de mim, e essa distância insuperável é um passo pequeno que dou sem sentir.

 

Minha pontuação no Goodreads: 2*

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Carolina Paiva

    24.11.16

    Boa noite Joaquim. Percebo perfeitamente o que diz, custou-me muito acabar o livro e por várias vezes estive para desistir. Concordo que ler deve ser um prazer e neste caso, não foi. Insisti e continuei a ler por ser o JLP mas nem por isso consegui gostar do livro. Vou, no entanto, no futuro, dar uma nova oportunidade ao autor. Espero que ainda venha a ser para nós! :)
  • Sem imagem de perfil

    Jo

    27.11.16

    Boa noite Carolina. Não digo que um dia não volte a ler JLP, com uma perspectiva renovada e sem criar expectativas. Estarei atento ao blogue à espera de uma boa crítica :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.