Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Confissões de uma bookaholic.

Holly Reader

Confissões de uma bookaholic.

Uma Casa na Escuridão | José Luís Peixoto

IMG_5002.JPG

Terminei o meu primeiro livro de José Luís Peixoto ontem. A verdade é que as expectativas eram altas, afinal é um dos autores com maior destaque na literatura portuguesa contemporânea.

 

Nesta história mistura-se o real com o imaginário. Podendo toda ela não passar de um sonho ou da vida depois da morte. Não ficou claro para mim. As incongruências criadas propositadamente pelo autor faz com que não se perceba também em que tempo se passa a história. Tudo começa quando um rapaz escritor imagina dentro de si o que lhe parece ser a mulher mais bonita do mundo e daí se desenrola toda a história. Descrição de onde vive, com quem vive e em grande parte, o que sente por essa mulher que vive dentro de si.

 

Tenho que ser sincera, eu não percebi o intuito do autor, não percebi claramente a mensagem que queria passar com o livro. Tudo me pareceu extremamente aborrecido, tanto a escrita como as próprias personagens. Repetição de sentimentos, palavras e passagens até à exaustão. Eu já não aguentava mais, só queria que o livro acabasse. 

 

Custou-me imenso terminá-lo, estive quase a desistir. Houve momentos em que me senti enlouquecer pela espiral de lengalengas que dizem o mesmo e não me dizem nada. Talvez, afinal, fosse esse o objectivo do autor. Vai ser difícil recuperar deste livro e ler outro do autor.

 

Disse-lhe hoje sei que és absolutamente minha, porque te escrevo, porque te vejo, porque estás dentro de mim, e essa distância insuperável é um passo pequeno que dou sem sentir.

 

Minha pontuação no Goodreads: 2*

 

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Especial Literatura Portuguesa

A ler

Leitura Clube dos Clássicos Vivos

Pesquisar

 

No Youtube

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
googlecdc89504237ee3fc.html