Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

Teatro Vertical | Manuel Alberto Vieira

IMG_1470.jpg

Primeiro livro lido para os projectos: #lerosnossos #nestórias #christmasinthebooks2017

 

Estou a falar muito a sério quando digo que as ilustrações deste livro são maravilhosas. Neste caso fazem todo o sentido e dão profundidade aos contos. Gostei de conhecer a escrita deste autor. Se ao início fiquei um pouco de pé atrás, rapidamente me deixei embrenhar na estranheza, simplicidade e originalidade.

 

Todos os contos me fizeram pensar duas vezes, nenhum deles é linear. Gostei especialmente das descrições de alguns movimentos das personagens e dos seus comportamentos inesperados. As partes do corpo e os sentidos são centrais, na maior parte das vezes descrevem os estados de espírito das personagens.

 

Todos nós representamos uma peça, o teatro vertical parece não ser mais do que a vida no seu estado mais natural. Talvez aqui se tenha tentado descortinar os artifícios que habitualmente usamos no contacto com o outro.

 

"O homem agita com os lábios um palito inexistente, olha para cima, depois para baixo, dá um passo em frente, aproxima o rosto do dela, à distância de um beijo, abre a boca - coisas podres -, não diz nada, ela assusta-se, ele fecha a boca, contorna-a, avança em marcha lenta, os pés que raspam a terra chamam-na."