Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Confissões de uma bookaholic.

Holly Reader

Confissões de uma bookaholic.

Crime e castigo | Fiodor Dostoievski

FullSizeRender 3.jpg

 

Terminei hoje de ler este clássico, há muito que tentava conseguir enquadrá-lo nas minhas leituras e foi este mês. Não tendo lido nada do autor e sendo um livro escrito durante o século XIX esperava uma linguaguem complexa, descrições lentas e pormenorizadas e personagens complexos. Gostei logo do livro e da personagem principal, Rodion, nas primeiras páginas e mantive-me assim durante bastante tempo. Achei fantástica a forma como o autor consegue descrever tão bem o que vai na alma (ou pensamento, se preferirem) de todos os personagens e como todos eles são tão bem descritos e distintos uns dos outros.

 

A luta interior do personagem principal que acompanha todo o livro (mesmo até à última página) e, inicialmente, parecendo que em nada se relaciona com o ser humano comum, no fundo quase todos  nós "travamos" a mesma luta que ele: de sermos mais do que "razóaveis", "normais" ou até "banais". O livro descreve a tentativa do personagem nessa busca onde é atormentado ou por si próprio (na maioria das vezes) ou por outras personagens. 

 

A forma como o autor consegue fazer tão habilmente a transição dos discursos, pensamentos e ações dos personagens é brilhante, a linguagem é muito rica, apesar de a ter achado bastante simples e há personagens que ficam na memória com uma forte componente visual assim como psicológica. 

 

Apesar de tudo isto e, de forma geral, a leitura ter sido agradável, houve partes que realmente me aborreceram porque apenas repetiam as mesmas voltas do personagem principal ou que arrastavam imenso tempo sem (para mim) adicionar nenhuma componente nova. Posso ser eu que tenho um problema com as repetições porque para mim aborrecem-me em vez de evidenciarem ainda mais os factos. Por essa razão, as últimas 200 páginas custaram-me bastante a ler, considerando, no entanto, que é uma leitura que vale muito a pena, acho que é um verdadeiro clássico que merece ser lido por todos.

 

Minha pontuação no Goodreads: 3.5*

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Unboxing - Livros de prenda

Leituras para dezembro

A ler

Leitura Clube dos Clássicos Vivos

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
googlecdc89504237ee3fc.html