Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

A verdadeira vida de Sebastian Knight | Vladimir Nabokov

FullSizeRender 16.jpg

 

Terminei de ler este livro há cerca de uma semana e meia de forma que estou um pouco atrasada com a publicação desta opinião. Este foi o primeiro livro que li de Nabokov e gostei muito. A história que o livro nos conta é sem dúvida original pois acompanhamos o percurso do protagonista na busca daquilo que foi a verdadeira vida do seu falecido meio-irmão. Apesar de pouco ou nada saber acerca dele, vamo-nos apercebendo, pouco a pouco, que este protagonista sabe sempre um pouco mais do que aquilo que afirma. Isto deixou-me intrigada e fez-me querer continuar a tentar perceber não só quem era o seu meio-irmão, como também quem era ele próprio. 

 

Adorei a forma como está escrito. Esperava uma escrita mais complexa e pesada, mas é precisamente o contrário. O autor tem, no entanto, um vocabulário muito rico, utilizando muitas vezes expressões ou até curtos diálogos em francês. O livro flui muito bem, mantendo sempre a curiosidade do leitor aguçada e terminamos quase sem nos apercebermos. Uma das coisas que mais gostei foi a capacidade que o autor tem para descrever determinados pormenores ou estados de espírito, deixo um exemplo em baixo na citação.

 

Recomendo vivamente. 

 

 

 "A mulher ao meu lado tinha um termos com café e manuseava-o com uma espécie de amor maternal. Sentia-me todo pegajoso e aflitivamente por barbear. Penso que se as minhas faces ásperas tivessem nesse instante aflorado um pedaço de cetim, eu teria desmaiado."

 

Minha pontuação Goodreads: 4*

8 comentários

Comentar post