Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Holly Reader

Opiniões literárias, leituras programadas, desafios, devaneios, TAG's, novidades editoriais, eventos, encontros. Aviso: pode criar dependência a livros :)

#1. Holly diz...opinião "Os detectives selvagens" de Roberto Bolaño

 

Este livro é grandioso. Foi muito bom descobrir mais um pouco deste escritor-génio. Olhar para o livro é como uma miragem, desde que terminei de o ler que o tenho às voltas na cabeça. Sonho que estes dois personagens (Arturo e Ulisses) ainda andam por aí, a vaguear por esse mundo fora. Torço para que se encontrem a si próprios um pouco mais em cada lugar. Não os conheço, não sei como são e, no entanto, vejo-os tão claramente: a atravessarem o deserto, ao volante de um carro, dentro de um emprego disfarçado.

 

Creio que a estrutura utilizada por Bolaño fez todo o sentido para este livro. As emoções mantêm-se à flor da pele, há novas informações em cada virar de página, o ritmo é frenético, mantemos os olhos bem abertos para não perdermos uma só pitada da originalidade deste mestre.

 

Não há forma de explicar o efeito deste livro. Resta-me apenas mencionar alguns dos sintomas: riso, muito riso, estranheza, gargalhadas, os olhos cerram-se como fendas, o coração acelera, há um olho que fica um pouco molhado, o coração aperta, começam as perguntas às sombras, alívio generalizado, coração novamente acelerado, custa ler as palavras (a vista também quer ser rápida) e a porta fecha-se na nossa cara. O que é que está do outro lado?

 

Aconselho para quem gosta de subir montanhas sem sair do lugar. 5 estrelas.

 

"...o cerne da questão é saber se o mal (...) é casual ou causal. Se é causal, podemos lutar contra ele, é difícil de derrotar mas há uma possibilidade, mais ou menos como dois boxeadores do mesmo peso. Se é casual, pelo contrário, estamos fodidos. Que Deus, se existe, nos encontre confessados."

2 comentários

Comentar post